Secretaria de Educação de Cansanção lança programa nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Coordenação do PNAIC, realizou no dia 11 de maio, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim o evento de lançamento do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Valdirene Rosa de Oliveira, do Coordenador do programa, professor Rogério de Jesus Ribeiro, os Orientadores de Estudos: Ulisses Macedo Júnior, Angélica Almeida Salvador da Silva, Solange Maria Barbosa, Edenilda Almeida Anunciação, Thais Cardoso Macedo, Damiana de Almeida Santos e Ana Carla Marinho Barbosa, além dos 129 professores das classes de 1º ao 3º anos e das classes multisseriadas.

A secretária ressaltou em sua fala da importância que a implantação do PNAIC terá no processo de alfabetização de nossas crianças e solicitou que os professores demonstrem ainda mais dedicação neste processo e nas formações que serão desenvolvidas pela equipe do PNAIC responsável pelo suporte em todo o processo de desenvolvimento do PACTO em nosso município.

Na sequência o coordenador do PNAIC, professor Rogério, destacou o importante trabalho e investimento que o Governo Federal tem feito em nome do desenvolvimento da educação nacional, enfatizando que o nosso município tem aderido e executado todas as ações disponíveis em nome da melhoria da educação municipal.

A formação foi realizada durante todo o dia e os professores despontaram cheios de expectativas no tocante à proposta do programa, bem como os materiais que serão disponibilizados a eles para o desenrolar de uma prática pedagógica mais dinâmica na sala de aula. Além dos recursos didáticos e pedagógicos, o MEC também dará uma bolsa de 200,00 a cada professor inserido no programa.

O PNAIC, foi criado através da Portaria Nº 867, de 4 de Julho de 2012, que Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em seu Artigo 1º a portaria diz: Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação reafirmam e ampliam o compromisso previsto no Decreto no 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Fonte: Professor Rogério de Jesus Ribeiro