Treinamento zero morte materna é realizado com Médicos e Enfermeiros do Hospital Municipal

Secretaria Municipal de Saúde de Cansanção, através do secretário Sisnando de Souza Oliveira, visando elevar o padrão na assistência obstétrica do município e reduzir a mortalidade materna por hemorragia pós-parto, promoveu a segunda etapa do curso teórico/prático do projeto Zero Morte Materna.

Os facilitadores, o Diretor Clínico do Hospital Senhora Santana Murilo Calixto do Santos e o Coordenador de enfermagem Urbeilton Lima de França, ministraram a capacitação em dois momentos, cujo o objetivo foi capacitar os profissionais médicos e enfermeiros, atuantes na rede hospitalar e atenção básica do município.

As técnicas expostas servirão para nortear as equipes como atuarem frente as hemorragias pós-parto, em ambos os contextos, tendo em vista atuação preventiva e curativista dessa intercorrência obstétrica, que tem relação direta com a mortalidade materna. É importante atentar que além da técnica de tamponamento intrauterino, o traje anti-choque não pneumático foram utilizados na capacitação. O TAN é utilizando para contenção de hemorragia e é um dispositivo que apenas Cansanção e mais 66 municípios da Bahia dispõem para esse fim.

Assessoria de Comunicação.