Prefeitura de Cansanção intensifica ações de prevenção e combate à seca

Confira no vídeo acima, a reportagem completa!

Com o objetivo de viabilizar ações de combate à seca em Cansanção, a Administração “Construindo uma nova História II” vem desenvolvendo e intensificando várias atividades, especialmente na zona rural do município.

Limpeza e revitalização de Aguadas

Após realizar com recursos próprios a limpeza de 105 represas, foi iniciada no último dia (05), a limpeza de uma das mais importantes represas do município, o Açude do Caldeirão. Construído pelo DNOCS em 1957, seco pela última vez em 1992 e nunca antes limpo, o açude que é de fundamental importância para o desenvolvimento de localidades adjacentes, sendo uma das principais fontes de água de uma região que abrange vários povoados.

Distribuição de Água

A maior seca das últimas décadas é também a maior das preocupações das pessoas que vivem na zona rural. A estiagem só não é mais grave, pois à atuação da prefeitura, que mata a sede das pessoas e do gado, que vivem em localidades não atendidas por água encanada. Com foco no atendimento da população de baixa renda, recentemente a prefeitura ampliou a frota de carros-pipa que irá amenizar ainda mais, o sofrimento causado pela longa estiagem. Além dos carros-pipa disponibilizados pela prefeitura, o município conta também com 18 caminhões da “Operação-Pipa”, coordenada pelo Exercito Brasileiro em parceria com a secretaria municipal de Agricultura.

Ações conjuntas com a Secretaria de Agricultura

A secretaria da Agricultura em parceria com o governo federal e estadual vem beneficiando milhares de famílias. Segundo o secretário da agricultura Osmilton Ribeiro, nos últimos meses foram construídas 380 cisternas e outras 810 estão em fase de aprovação; 400 agricultores estão recebendo o “Bolsa Estiagem”; outros 1300 agricultores estão sendo beneficiados com o “Garantia Safra”.

O prefeito Ranulfo Gomes afirmou que está engajado na luta junto aos moradores da zona rural e que irá procurar recursos onde for preciso para amenizar, essa, que já é considerada a pior seca dos últimos 50 anos. Recentemente Ranulfo, juntamente com o deputado Federal José Nunes, participou de uma audiência com governador, onde na ocasião, o mesmo prometeu agilizar o mais rápido possível cada uma das suas reivindicações.

Por: ASCOM/PMC