Lei orgânica da cultura da Bahia é assinada pelo Governador Jaques Wagner

Os membros do departamento de cultura de Cansanção chegaram, nesse Domingo, dia 03/12/11, na IV conferência estadual de cultura repletos de novidade sobre os projetos a serem implantados nos territórios e em todo o estado.

A participação assídua dos representantes de cultura; Thais Macedo, William Lopes, Raul Andrade, e do delegado eleito na conferência territorial, Jeová Gomes nas plenárias e nos GTS (Grupo de trabalhos), foram de extrema importância para a aprovação da proposta do projeto “Ciclo ecocultural rota canudos”, bem como, para a troca de informações entre os demais representantes territoriais e para o fortalecimento dos contatos com autoridade importantes que servirão de embasamento para a evolução cultural desse município.

O Governador Jaques Wagner assinou em plenária a Lei orgânica da cultura (Lei 19.101-2011), que garante a institucionalização e o desenvolvimento da cultura da Bahia. Um dos destaques do projeto de Lei é a proposta de criação do Plano estadual de Cultura e do Sistema estadual de cultura que visa criar mecanismos que promova uma maior articulação entre diferentes entes de governos, como a possibilidade de repasses de recursos fundo a fundo para os municípios.

Para o Secretário de cultura da Bahia, Albino Rubin, a Lei Orgânica é um dos maiores alicerces para a organização da cultura no estado e uma demanda concreta, que vai beneficiar não apenas os agentes e os gestores culturais, mas toda a sociedade. “A importância da cultura para o estado da Bahia e sua contribuição para as áreas diversas, como turismo, a economia, entre outras é um consenso. Por isso, esperamos um comprometimento dos deputados, assim como o da sociedade civil e de toda classe artística e cultural”. Diz Albino Rubin.

O secretário também informou sobre a implantação de centros culturais em todos os territórios baianos e sobre a abertura do edital para representante estadual de cultura o que possibilitará avanços significativos para a área cultural. Outro contato importante foi com o membro do conselho estadual e nacional de cultura Washington Queiroz que se prontificou a orientar os membro do departamento de cultura de Cansanção na implantação do conselho municipal de cultura, bem como na criação do sistema municipal e no fundo de cultura.

“Durante cinco anos participo de encontros culturais como este, só de conferências esta já é a terceira. Contudo, antes representava a sociedade civil como artista plástica. Atualmente venho representando o poder público e sinto-me orgulhosa em dizer que esta é a primeira vez que não me envergonho com a gestão da minha cidade, pois dessa vez, a gestão atual representada pelo prefeito Ranulfo da Silva Gomes nos apoiou em todos os aspectos. Nós do departamento de cultura agradecemos ao prefeito e a todos da sua equipe e nos responsabilizamos pela continuação efetiva e qualificada da revitalização cultural do nosso município”. Diz Thais Macedo (Chefe de Coordenação do departamento de Cultura).

Outra notícia importante repassada por Cleber Menezes e André Reis nesta conferência, é que a festa tradicional de Cansanção está concorrendo à melhor e mais bonita festa do território do sisal com Serrinha e Tucano. Veja e vote no site www.construindonovasideias.com.br/festejosdabahia

Por fim o departamento de cultura de Cansanção reafirma o seu agradecimento ao prefeito Ranulfo da Silva Gomes e a todos os envolvidos, especialmente aos educadores participantes da II conferência municipal de cultura que ocorreu no dia 27 de Setembro de 2011, os quais se dedicaram na elaboração das propostas de projetos para o município. “Obrigada por contribuírem nesse processo árduo, porém gratificante de revitalização cultural do nosso município” diz Thais Macedo.

Confiras as fotos da Equipe no evento: