Prefeito Ranulfo participa do lançamento do Plano Safra e recebe pá-carregadeira

O prefeito de Cansanção Ranulfo Gomes participou ontem (12) do Lançamento do Plano Safra de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Bahia 2013/2014 em Salvador e na oportunidade recebeu do Governo Federal uma máquina pá-carregadeira.

Durante o evento, o governador Jaques Wagner assinou mensagem, a ser encaminhada a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), propondo a alteração do Decreto Estadual de Terras Públicas do Estado da Bahia, que agilizará 95% dos processos de titulação de terras, por meio da doação de áreas do estado. A proposta contempla propriedades rurais de até 50 hectares, distantes pelo menos dez quilômetros da faixa litorânea, com processos concluídos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Seagri.

Dentre as ações de convivência com a seca, foram entregues 84 máquinas e caminhões para prefeituras do semiárido baiano, assinado um convênio no valor de R$ 29,8 milhões para a compra de mais 82 retroescavadeiras para a construção de 2.600 barragens subterrâneas e outras tecnologias de captação e uso de água da chuva para a produção de agricultores familiares.

A assinatura do convênio também autoriza a licitação para a compra das máquinas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), da secretaria estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). “São ações concretas para que, com a vinda da chuva, possamos minimizar e ampliar a possibilidade de convivência com a seca e que o semiárido mantenha uma agricultura familiar forte”, afirmou Valter Bianchini.

O município de Cansanção ainda receberá um caminhão pipa e uma Caçamba da Volkswagen.

ASCOM/PMC