Cansanção realizará 140 exames gratuitos de mamografia por dia

O rastreamento do Câncer de mama em Cansanção acontecerá do dia 26 de Agosto de 2013 ao dia 06 de setembro de 2013
As mulheres com idade entre 50 e 69 anos da cidade de Cansanção, serão atendidas gratuitamente dentro do programa de Rastreamento do Câncer de Mama, do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação dará a essas mulheres, consideradas dentro da faixa de risco da doença, a oportunidade de realizar a mamografia, que tem alto custo e complexidade, o que dificulta a sua disponibilização em toda a rede pública de saúde.

Para trazer a mamografia para Cansanção, uma unidade móvel equipada com mamógrafos e todo o material necessário para a realização do exame de imagem virá à cidade, realizando o atendimento do dia 26 de Agosto de 2013 ao dia 06 de setembro de 2013. A meta é atender 1.600 mulheres.

De acordo com a assessora de comunicação da secretaria municipal da Saúde, Maria Olivia, o programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Ele é um exame de triagem que não fornece o diagnóstico definitivo de câncer de mama. Por isso, se for detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a função e exames de laboratório. Os casos confirmados são encaminhados para os centros de referência para o tratamento definitivo”.

Na manhã de ontem (13) aconteceu uma audiência pública na câmara de vereadores, onde a equipe da secretaria de saúde do estado explanou como será realizada essas ações no município.

Por: ASCOM / PMC