Coordenadoria Municipal de Defesa Civil declara situação de Emergência por falta de chuvas

A prefeita municipal de Cansanção, senhora Vilma Gomes, através da comissão de defesa civil ( COMDEC) decreta situação de emergência em toda área do município, que usa de suas atribuições para o enfrentamento à baixa pluviosidade (Estiagem) do último trimestre de 2021, que ocasionou a perda de produção agrícola e pecuária, prejudicando o abastecimento de água e alimentos para o consumo humano e animal na área do município de Cansanção.

Foto: Alexandre Sala

A ausência de água, causa um sofrimento insuportável a população rural, desprovida de abastecimento de água potável, bem como aos animais, além de tornar a terra improdutiva. Segundo a Secretaria de Agricultura do Meio Ambiente fez a avaliação do cenário da destruição ocasionado pela estiagem e emitiu uma declaração de prejuízos privados em mais de 80 % da safra, com perda aproximado de : R$ 3.000.000,00 ( três Milhões de reais), e na Pecuária com aproximadamente R$ 1.100.000,00 (Um Milhão e Cem mil de Reais), totalizando um prejuízo aproximado de R$ 4.100,000,00 ( Quatro Milhões e Cem Mil Reais), considerando os últimos 06 (seis meses), dessa forma está sendo emitido o parecer favorável pela resposta imediata, que faz necessário a decretação de situação de emergência.

A situação difícil do município no enfrentamento do vírus COVID-19 e junto a Seca, com a economia enfraquecida, o caixa do poder público sem arrecadar impostos para suprir as demandas do município, onde a Pandemia desequilibrou os caixas tanto da prefeitura quanto dos comércios e empresas, é o reflexo da situação financeira que acontece em todo o País.

Reportagem: Alexandre Sala