Cansanção inicia exames gratuitos de mamografia

Teve início nessa segunda-feira 26 de agosto e vai até o dia 06 de setembro, no município de Cansanção, o Primeiro Mutirão de Exames de Mamografia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Estadual do Rastreamento do Câncer de Mama. O exame é direcionado às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e está sendo realizado em frente ao posto de saúde da sede em uma unidade móvel equipada com mamógrafos e todo o material necessário. A meta é atender 1.600 mulheres.

De acordo com a assessora de comunicação da secretaria municipal da Saúde, Maria Olivia, o programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Ele é um exame de triagem que não fornece o diagnóstico definitivo de câncer de mama. Por isso, se for detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a função e exames de laboratório. Os casos confirmados são encaminhados para os centros de referência para o tratamento definitivo”.