Prefeitura vai implantar sistema de nota fiscal eletrônica

A prefeitura de Cansanção vai implantar a partir do dia 15 de fevereiro, o sistema de Nota Fiscal Eletrônica na cidade. O serviço vai gerar uma série de benefícios à administração e ao usuário, principalmente aos prestadores de serviços que não possuem empresa aberta e poderão solicitar online notas fiscais avulsas para seus clientes. Os pequenos comerciantes com empresa instituída também poderão usufruir do benefício.

A nota eletrônica será emitida online através do site institucional de prefeitura (www.cansancao.ba.gov.br) e terá suas informações armazenadas no sistema eletrônico do Departamento de Tributos. Para adequação ao novo sistema, haverá um treinamento para todos os contadores e contribuintes do município.

Atualmente, as notas fiscais são emitidas manualmente ou por meio de talões de nota, com várias vias. Somente no final do mês são informados à Prefeitura, para controle e geração das guias de recolhimento do ISS. O processo gera maiores custos e retrabalho. Com a emissão da nota eletrônica, a geração da declaração de serviços dos prestadores será facilitada, as informações serão obtidas e transmitidas de modo mais prático e ágil, inclusive para o tomador dos serviços.

O diretor do Departamento de Tributos, Arlindo Neto, aponta a implantação do serviço como um diferencial para a Prefeitura. “O contribuinte não mais necessitará dirigir-se ao departamento para sanar suas dúvidas, além de ser uma implantação moderna, gera economia de papel, facilidade na emissão da nota, em menos tempo e sem burocracia. É uma grande conquista” disse.

O que é uma Nota Fiscal Eletrônica?

Pela definição oficial brasileira, uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é “um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes”.

É um instituto oficial de fiscalização tributária, em vigor desde o dia 15 de setembro de 2006, e que substitui a nota fiscal impressa modelos 1 e 1A, havendo a previsão de estender a substituição a outros modelos de notas fiscais.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Avulsa – NFSe – A é o documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais de serviços impressas que costumeiramente os prestadores de serviços não estabelecidos no município ou profissionais autônomos sem firma aberta emitem diretamente na prefeitura.

Por: ASCOM/PMC