Quilombolas são vacinados contra o Covid-19 no Povoado de Jatobá

A Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Saúde, vacinou várias pessoas que são de origem “ Quilombolas ”, contra o Covid-19, no dia 19 de 2021, nesta 2 ª feira, são pessoas de várias comunidades, cadastradas no posto de saúde (PSF), localizado no povoado Jatobá, Cansanção-BA.

Foto: Alexandre Sala

Foram vacinadas sessenta e cinco (65) pessoas das comunidades: Jatobá, Moleque Duro, Fazenda Três Chalés, Tamanduá, haja vista que, 236 pessoas já tinham sido vacinadas, totalizando 301 pessoas até o momento de nossa reportagem.

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, em nível nacional, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à educação. Porém no município de Cansanção com a Secretaria de Saúde, formou uma grande equipe para assistir em especial à essas comunidades, que constatou pouquíssimas pessoas com sintomas parecido ao do vírus, e, agora se encontram todas vacinadas.

Desde o começo da pandemia de Covid-19 no Brasil, em fevereiro deste ano, cerca de 160 quilombolas morreram vítimas da nova doença. A estimativa é da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), que registra o avanço da pandemia entre essas populações em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA). Os quilombolas não aparecem nas estatísticas divulgadas pelo ministério da Saúde. Os números revelam a gravidade do quadro: em meio a esse grupo, a taxa de letalidade do vírus é de 3,6%. Maior que na população geral, em que a letalidade é de 3,1%. O serviço prestado pelos profissionais da “saúde” é modelo para seguir a outros municípios, que passam por dificuldade em suas logísticas.

Reportagem: Alexandre Sala