Apresentação e Fogo Simbólico abrem Semana da Pátria em Cansanção

A bela apresentação da Banda da Escola Centro Educacional Osmilton Batista Souza (CEOBS) e a corrida do Fogo Simbólico da Pátria que contou com a participação de diversos estudantes da rede pública municipal de ensino na manhã de hoje(31), marcaram a abertura das comemorações da semana da pátria em Cansanção. Centenas de estudantes lotaram a praça Dr. Paulo Souto “Praça da Lagoa” para participar das comemorações, em seguida houve a corrida do fogo simbólico com destino a cidade de Nordestina.

O evento foi promovido pelo Departamento Municipal de Esportes que tem o jovem Luis Passos na coordenação. O vice-prefeito Paulinho, o Coordenador do CAT Rogério Santana e um grande número de professores e educadores marcaram presença.

O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu em 1937, como idéia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja  descoberta  deu início a evolução do homem.Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades  de VIAMÃO e de PORTO ALEGRE, constituindo-se  ela na 1ª CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA.

Por: Gabriel Araújo (Portaldenoticias.net)